MEU BLOG

MEU BLOG

domingo, 2 de maio de 2010

DIÁLOGO TEÓRICO

Fazer projetos é natural, intrínseco ao ser humano. Realizamos projeto para buscar soluções de problema cotidiano ou não, para desenvolver pesquisas de toda a natureza. Para que possamos ampliar um pouco esta visão é importante que acreditemos que através de um projeto podemos ir além do desenvolvimento ou estudo de um determinado tema. Um projeto pensado de forma bem mais ampla e abrangente “é, a princípio, uma irrealidade que vai se tornando real, conforme começa a ganhar corpo a partir da realização de ações e, conseqüentemente, as articulações destas” (Nogueira 2003 p. 90).
Desta forma podemos imaginar que um projeto na escola nos remete a fazer antecipações. Certamente sempre que temos uma intenção, um objetivo, uma vontade de conhecer mais, de investigar a respeito de algum assunto, temos também um problema a resolver e, por conseqüência, temos algumas certezas, algumas dúvidas, questões a responder, e isso é ir muito além de desenvolver um tema. Em outras palavras a chave para se ter um projeto é ter problemas para resolver, ter questões, levantar dúvidas e propor hipóteses de soluções e isto encontramos no dia a dia em sala de aula.
Educar, para Piaget, é "provocar a atividade" - isto é, estimular a procura do conhecimento. "O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar", diz Lino de Macedo. Neste sentido, é de fundamental importância que os educadores aprendam a utilizar o projeto de maneira adequada para que este possa vir a ser um importante aliado de seu trabalho.
O projeto, além da amplitude e riqueza que oferece por si só, pode servir como base para a realização de outras atividades e a questão é encontrar o meio e os métodos para ajudar o aluno a construir seu conhecimento alcançando o plano intelectual.
Nogueira (2003 p. 89) nos diz que praticamente todas as escolas trabalham ou dizem trabalhar com projetos nos dias de hoje, e a falta de conhecimento sobre esta prática tem levado o professor a conduzir atividades totalmente insipientes denominadas de projetos.
Para Piaget “Nada se cria do nada” e precisa ter as estruturas, é preciso criar os esquemas mentais. Há necessidade de encontrar um equilíbrio: os professores apresentam aos alunos os materiais, situações e ocasiões que lhes permitam construir. É precioso um misto de liberdade e de direção (Piaget, in Evan, 1973)

Um comentário:

  1. Olá Rosemeri,
    Parabéns pelo Blog, com ele seu trabalho ganha visibilidade!!! Os comentários das atividades estão no fórum e na biblioteca.
    Abraço,
    Neura

    ResponderExcluir